O processo movido pelo Superior Tribunal de Justiça contra o governador Wilson Lima está “Concluso para Decisão”, AÇÃO PENAL n° 0092882 – 26.2020.3.00.0000, isso significa que a qualquer momento pode ser pedida a sua prisão preventiva.
O processo está ligado à compra de respiradores superfaturados, não adequados para o tratamento, junto a uma loja de vinhos, no período mais grave da pandemia do Covid-19 em Manaus.
Na época o ministro da saúde era o general Pazuello, presidente Jair Bolsonaro. Segundo investigação e denúncias publicadas nos meios de comunicação, eles poderiam ter evitado o genocídio manauara, provocado pela falta de oxigênio.
Bolsonaro publicou vídeo em redes sociais dizendo que ia morrer gente feito moscas em Manaus; Pazuello é o autor da célebre frase “ele manda eu obedeço”, para completar a tragédia Wilson Lima deixou faltar oxigênio e comprou os respiradores na loja de vinhos.
Wilson Lima é processado por peculato, dispensa indevida em licitação, fraude em licitação e organização criminosa. A ordem de prisão está no molho e pode ser expedida sem autorização da Assembleia Legislativa.
Imagem: Ministério da Saúde / Divulgação