Por Thomaz Antonio Barbosa
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa terça-feira, 05, o que o Brasil inteiro já sabia: que o Brasil está quebrado e ele não consegue fazer nada. Para não fugir à regra, o mandatário sugere que a imprensa e o Covid-19 seriam os culpados pela situação do país.
“Chefe, o Brasil está quebrado, e eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, teve esse vírus, potencializado por essa mídia que nós temos. Essa mídia sem caráter”.
Jair Bolsonaro
As declarações do Bolsonaro mantém o velho discurso de não assumir a culpa pelos problemas o país, uma herança do “não sei de nada”, do ex-presidente Lula.
Ninguém sabe a cor do gato
Mesmo e apesar das declarações do pai, na mesma terça-feira, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, em redes sociais contradiz o pai na questão no que tange a economia, porém mantém o culpado:
“Com o governo Jair Bolsonaro, o Brasil é um dos países que se recupera mais rapidamente do caos econômico gerado pela pandemia”
Eduardo Bolsonaro
Esse é o tom adotado pela equipe econômica, sobretudo do otimista Paulo Guedes. Aí surgem duas arguições, a primeira é que, supostamente, o presidente não administra mais a família, nem o governo: a segunda nos faz crer que a situação do Brasil é mesmo cada um por si e Deus por todos.
A faixa presidencial está nas mãos do vírus chinês, pouca diferença entre uma bactéria. Cabe aos periodistas, como sempre, divulgar essa informação.
Foto: Aloísio Maurício / O Globo