

Está acontecendo no período, entre os dias 18 a 25 de junho de 2023, a 38ª Semana do Migrante, neste ano sua abordagem vem em consonância com a Campanha da Fraternidade, tema: “Migração e Soberania Alimentar” e lema: “Pátria é a Terra que lhe dá o pão”, frase de São João Batista Scalabrini.
Em Manaus a abertura da Semana do Migrante foi realizada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, dia 18 de junho, às 10h, com missa presidida pelo Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano, com a presença de migrantes venezuelanos, haitianos, cubanos e peruanos.
Segundo a Irmã Inês Facioli, da Congregação das Irmãs Scalabrinianas que atua no apoio aos migrantes na Paróquia dos Remédios: “A realização da Semana do Migrante em nosso país, em nosso estado e município quer despertar em nós um olhar de compreensão, acolhida, proteção e integração como irmãos que caminham conosco como cidadãos do infinito na construção de um Reino com alimento, esperança, justiça e paz para todos”, destacou a religiosa.

Durante toda a semana a Arquidiocese de Manaus, em conjunto ao apoio pastoral, sobretudo a dos Migrantes e a Universidade Federal do Amazonas, vem realizando extensa programação, debatendo e apoiando a causa, quebrando mitos, conscientizando para a necessidade de acolher aqueles que por iniciativa própria ou, principalmente por motivos adversos e alheios às suas vontades, buscam o Brasil para sobreviver.
Em um seminário realizado na Facildade de Direito da UFAM, com a participação professores, entidades de apoio à migração e estudantes, foi apresentada e discutida a realidade e os desafios desses coletivos no país e em nosso estado.
O encerramento da 38ª Semana do Migrante será por meio de uma Celebração no dia 25, domingo, às 18h, na Igreja São Geraldo, na Avenida Constantino Nery, Manaus.
O evento é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes e acontece anualmente todo o Brasil.