

Por Thomaz Antonio Barbosa
Apesar das notícias, digamos tendenciosas, e dos esforços do governador fazendo politicagem com o dinheiro público, o resultado das pesquisas que circulam não garantem Wilson Lima no segundo da eleição, juntamente com Amazonino.
Em todos os Institutos a diferença entre Wilson Lima, em segundo lugar, e Eduardo Braga, em terceiro é em torno de 4 pontos percentuais, o que ainda não diz muita coisa. Essa margem poderá aumentar, aí sim Wilson Lima estaria no segundo turno, como também poderá diminuir, então, as coisas se complicam.
O que se nota é que mesmo com um cenário todo favorável ao governador e completamente desfavorável ao senador, a diferença é muito baixa. Nesse momento do processo as pessoas estão se interrogando em quem votar, dependendo das mexidas no tabuleiro o jogo muda de lado.
Além de outros fatores, falta o Lula definir candidato no Amazonas, o que poderá favorecer ao Braga; falta o Bolsonaro também dizer quem é o seu, o que poderá melhorar ou piorar para o Wilson Lima.
Enfim, esse otimismo dos caça-níqueis em colocar o Wilson Lima consolidado no segundo turno das eleições, no páreo com Amazonino, não me parece que esteja levando em conta o voto nacional, o que certamente deverá ser o “X” da questão.
IImagem: Divulgação