Há exatos 10 anos, em 11 de junho de 2010, a primeira Copa do Mundo realizada no continente africano tinha seu início. Chamada de Copa da Igualdade, o Mundial começou com uma partida entre África do Sul (dona da casa) e México. Em Joanesburgo, um Soccer City abarrotado de gente recebeu 84.490 torcedores.
As equipes empataram em 1 a 1, com gols de Siphiwe Tshabalala para os sul-africanos e o zagueiro Rafael Márquez empatou para os latinos já no fim da partida. Nada que estragasse a linda festa feita pelos torcedores africanos, que celebravam mais do que a oportunidade de receber uma Copa do Mundo em casa, mas sim a chance de mostrar que são mais e merecem mais do que a história lhes ofereceu até hoje.
A vuvuzela não parou um segundo sequer e acompanhou o torneio até o seu fim, que coroou a Espanha como campeã mundial pela primeira vez, em final contra a Holanda. Iniesta marcou na prorrogação na final para dar à Fúria o caneco.
Tshabalala relembra dia na internet
Pelas redes sociais, o meia Siphiwe Tshabalala comemorou a data com a hashtag #shabbaday (em referência ao seu nome). O camisa 8, que marcou o primeiro gol do Mundial e foi eleito o melhor em campo pela Fifa, compartilhou fotos do jogo contra o México, da chuteira usada no dia, que hoje é guardada como um troféu, e claro, também do lance do gol.
Fonte: Lance