Conversa com Thomaz

Secretaria de Cultura do PT/AM promove debate sobre IV Conferência Nacional

A   Secretaria Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores do Amazonas vai promover um debate sobre a IV Conferência Nacional-Federativa de Cultura. O evento acontece no dia 25 de novembro, a partir das 17h, no auditório da sede do Partido, localizada na Av. Constantino Nery, 714 – Centro.

Segundo o Professor, Produtor e Gestor Cultural, Sr. Alfredo Rocha, atual Secretário Estadual de Cultura do PT/AM, “o objetivo deste evento é debater a IV Conferência Nacional-Federativa de Cultura (2023-2024) e qualificar os movimentos culturais e os criadores culturais do Amazonas para participarem das etapas municipal, estadual e nacional”.

Em seu entendimento Alfredo Rocha destaca que “somente com formação teórica é possível o Amazonas eleger delegados qualificados para defender propostas que beneficiem a Amazônia e o Brasil“.

Pontos de pauta

Os pontos se dividem em três, conforme a seguir:

TEMA 1: Movimentos Culturais e Políticas Culturais no Brasil entre os séculos XVI e XXI.  Tese de Doutorado do Escritor e Professor da UFAM José Ribamar Mitoso, que será apresentada pelo Tenor, Maestro e Conselheiro Estadual de Cultura Everaldo Barbosa, para colocar em perspectiva histórica o assunto da IV Conferência Nacional de Cultura.

TEMA 2: Debate e formulação de teses do Amazonas para a IV Conferência Nacional de Cultura, apresentado pela Atriz e Historiadora Francy Jr.

TEMA 3: 50 anos de movimento Hip Hop no tema que será apresentado pela Artista Cida Aripória.

O secretário esclarece que o debate central da IV Conferência Nacional-Federativa de Cultura será sobre as sugestões de Estados e Municípios para a reconstrução da política nacional de cultura. Segundo ele, “é importante que criadores culturais   e gestores culturais entendam que a Conferência Nacional é para que Estados e Municípios debatam o Brasil. Quando estiverem construindo seus sistemas estaduais e municipais de cultura, cada Estado e cada município farão conferências específicas para debater e formular propostas para suas respectivas realidades“.

Por fim, Alfredo Rocha informa ainda que as entidades artístico-culturais, criadores, produtores, gestores e partidos políticos serão convidados para o evento.

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *