
Na reta final das eleições municipais em todo país, tive o privilégio de conversar com a escritora, pesquisadora e arte educadora do bairro do Coroado, a professora Evany, postulante a vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade – Psol, em Manaus. Com um largo trabalho em movimentos sociais, ela apresenta uma candidatura extremamente necessária para o momento atual e futuro de nossa cidade.
Em nossa conversa ela afirma que “a gente está construindo uma proposta de mandato popular, ouvimos os grupos ligados ao PSOL Coroado, tanto de professores quanto de organizações sociais e populares, destacamos quatro pontos que são a Educação, a Arte, o Meio Ambiente e a Política de Cuidados, tudo isso foi debatido com esses coletivos e está de acordo com o Subverta Nacional, uma das organizações internas do PSOL, que trabalha com propostas de base”.
“A gente acredita na revolução pela base! ”
Sobre política de cuidados, a professora esclarece que “se trata da construção de uma proposta onde as mulheres sejam remuneradas pelo trabalham que realizam com idosos, crianças, doentes, que sejam valorizadas e também capacitadas por isso para isso”. Ela destacou que núcleos da igreja católica “já realizam cursos para cuidadores de idosos, por exemplo”.
Sensata e com o olhar no futuro, a professora Evany avalia que “no contexto nacional o Psol “temos mandatos comprometidos com a classe trabalhadora; em Manaus a gente tem observado que é uma oportunidade para o Partido aparecer, mostrar uma política que está alinhada com as minorias, mas que na verdade são os maiores grupos, onde estão trabalhadores das diversas categoriais formais e informais, cooperativas, as mulheres, enfim, o grande coletivo da população brasileira, em nossa cidade não é diferente e essa é uma oportunidade avançar”.
De posse de um mandato de vereador caso seja eleita no próximo dia 06 de outubro, a candidata declarou que “começaria pela questão ambiental ligada com a educação, um processo de educação ambiental vivido na prática, mexendo com todo mundo, com toda a base que são os trabalhadores, as comunidades discente e docente, as cooperativas de recicladores, as famílias, enfim, toda as pessoas e entidades envolvidas nessa questão“.
O Psol não tem parlamentares no Amazonas, se eleita a professora Evany será a primeira do Partido em toda a sua história no estado. As eleições devem ocorrer em todo o Brasil, em primeiro turno, no horário de Brasília, das 8h às 17h, do próximo domingo, 06 de outubro de 2024.
Imagem: Divulgação