Conversa com Thomaz

sexta-feira, 29 de março de 2024

Eduardo Braga está no segundo turno das eleições no AM

O candidato do MDB ao Governo do Amazonas assim que soube do resultado ligou para Amazonino Mendes (Cidadania) e Ricardo Nicolau (Solidariedade) para elogiar as campanhas e articular reuniões com foco em apoios.

O candidato ao Governo do Amazonas pela coligação “Em defesa da vida” (MDB/PSD e a federação PT/PCdoB e PV), senador Eduardo Braga (MDB), disputará o segundo turno das eleições. O político, que foi governador do Amazonas por dois mandatos consecutivos (2003-2010), concorrerá ao terceiro mandato com o candidato à reeleição, o governador Wilson Lima (UB). Ainda na noite de domingo (2), Eduardo Braga ligou para os candidatos Amazonino Mendes e Ricardo Nicolau. “Nós vamos começar o segundo turno conversando com os companheiros que disputaram o primeiro turno. Já falei com o Amazonino hoje, já falei com o Humberto Michiles, liguei para o Ricardo Nicolau. Quero conversar com a Carol que fez uma bela campanha. Eu quero conversar com todos. O Amazonas precisa voltar a crescer”, disse Eduardo Braga.

Eduardo Braga foi, dos sete candidatos que disputam o cargo de chefe do Poder Executivo estadual, o último a registrar candidatura, como relembrou nesta manhã. “Nós começamos por último porque tínhamos toda uma articulação pra construir. Construímos essa articulação e fizemos uma campanha abençoada. Eu quero aqui agradecer a milhares e milhares de amazonenses que nos receberam, tanto na capital quanto no interior, com respeito, com carinho, ouvindo nossas propostas”, disse, fazendo referência ao apoio do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, que disputará o segundo turno com Jair Bolsonaro.

Eduardo Braga (MDB), juntamente com a vice Anne Moura (PT),  realizou, ao longo do primeiro turno da campanha,  inúmeras caminhadas, carreatas, motociatas e comícios, tanto na cidade de Manaus quanto em 30 municípios do interior. O candidato visitou Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Novo Airão, Silves, Anori, Caapiranga, Tefé, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Barreirinha, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Humaitá, Boca do Acre, Lábrea, Carauari, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Barcelos e Santa Isabel.

Braga atribuiu o bom desempenho nas urnas ao povo do Amazonas, que acompanha a sua carreira política há mais de 40 anos, conhece as suas obras e o empenho para melhorar a qualidade de vida dos amazonenses, com projetos que se tornaram notórios, como o Prosamin, Jovem Cidadão e, em parceria com o Governo Federal, o Luz para Todos, a ponte Jornalista Phelippe Daou, o gasoduto e o Proama.

Atuando como senador da República, Eduardo Braga sempre teve um olhar sensível para as demandas que afligem a população do Amazonas. Direcionou emendas nas áreas de saúde, para a construção e reforma de unidades de atendimento hospitalares; para a educação, a fim de melhorar o ensino, tanto para os alunos quanto para os profissionais que atuam nesse setor; para a infraestrutura, direcionando recursos para a recuperação e pavimentação de vias públicas, como ruas e vicinais; para a produção rural, com a aquisição de patrulha mecanizada; para o esporte, com a aquisição de itens para a prática de atividades desportivas; para o social, em diversos segmentos, e para o combate à Covid-19.

Nas eleições de 2022, o candidato da coligação “Em defesa da vida” defende como bandeiras a implantação do programa ‘Novo Cidadão’, que irá destinar R$ 500, mensalmente, para as famílias em situação de vulnerabilidade social; a construção de três hospitais nas zonas Norte, Leste e Sul da capital e novas maternidades e unidades de saúde no interior do estado; a recuperação dos prédios abandonados da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a pavimentação das vias públicas da capital e do interior, além de investimentos em setores vitais para a geração de emprego e renda.

Ao longo do primeiro turno da campanha, o político experiente, que ao sair do governo em 2010 tinha mais de 90% de aprovação, enfrentou grandes desafios, como uma ‘avalanche’ de fake news, pesquisas com dados duvidosos e tempo reduzido para visitar os 61 municípios do interior do estado. “Eu quero agradecer a todos os companheiros e companheiras que nos ajudaram. Não foi fácil, nós sabíamos que não seria uma caminhada fácil. Nós fizemos uma campanha de propostas, mostrando como enfrentar os problemas que realmente importam como o desemprego, a saúde pública, a segurança pública, a educação. Nós vamos com muita humildade, mas com muita coragem e com muita determinação, construir mais alianças políticas para o segundo turno. Quero aqui cumprimentar o senador reeleito Omar Aziz, que ganhou brilhantemente uma eleição também difícil. Nada tem sido fácil na política brasileira, mas nós vamos redobrar os esforços no segundo turno. Eu quero agradecer aos meus irmãos do interior e a todos que acreditaram que nós podemos mudar a história do Brasil e do Amazonas”, declarou Eduardo Braga

Biografia

Carlos Eduardo de Sousa Braga, 61 anos, foi vereador na cidade de Manaus, de 1983 a 1986. Como deputado estadual, atuou na Assembleia Legislativa do Amazonas de 1987 a 1991. No mesmo ano de 1991, iniciou seu primeiro mandato como deputado federal. Permaneceu no mandato, em Brasília, até 1992, quando foi eleito vice-prefeito de Manaus. Assumiu a função de vice-prefeito em 1993 e, em 1994, tornou-se prefeito de Manaus. Como chefe do Poder Executivo Municipal, permaneceu até 1997. Foi governador do Amazonas por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010. Foi ministro de Minas e Energia no período de 2015 a 2016. Está no segundo mandato consecutivo como senador do Amazonas. Sua carreira no Senado foi iniciada em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *