Conversa com Thomaz

domingo, 14 de abril de 2024

Rui Machado, o imaginário poético e criativo do ser amazônico

(Rui Machado, um painel autoral ao fundo)

Sexta-feira se amanhece com poesia e cores, senão com o sol do equador que cobre Manaus, logo cedo. Assim, fica fácil falar de Rui Machado, artista plástico, poeta e compositor premiado nacional e internacionalmente, consagrado na música, nos pincéis e nas letra; tendo sua arte já estampada em cerâmicas, calendários, embalagens, roupas, canecas, porta-copos, aventais, capa de livros e agora em camisetas.

Por iniciativa da designer Anna Lôyde, da Manart Galeria (galeria virtual), as cores e as formas de Rui estampam camisetas descoladas, modernas e confortáveis, com um visual atual e uma leitura universal da essência do artista, do imaginário amazônico, do que se produz sob o sol de Manaus.
A coleção recebeu o nome de “Muiraquitã”, em virtude de uma imagem pintada pelo artista, onde ele retrata esse famoso amuleto amazônico, enigmático, devasso, raro, verde como a floresta.

(Com a cantora Ellen Fernandes, destaque da camiseta)

Para completar a coleção, ainda serão lançadas máscaras com a mesma estampa. Segundo ele o projeto “é uma bela oportunidade de sair pelo mundo divulgando e usando a nossa cultura e os nossos valores”.

Rui Machado é um artista que se move pelo amor, pela forma e o conteúdo de sua terra, onde seu imaginário ganha vida, asas para voar mundo a fora. É o que diz a sua arte, que nos conta a sua lira:

“O amor é o que move, e para pintar ou escrever eu utilizo elementos essenciais da minha realidade, segundo a relação com (meu) mundo e as minhas experiências”.

É isso, Rui Machado é a arte na mais pura expressão do amor e da Amazônia, como ele mesmo sentencia: “todo o resto é consequência”!

Para adquirir a camiseta:
www.manartgaleria.com

Site oficial Rui Machado:
https://ruimachado.com.br/

Lenda do Muiraquitã:
https://www.sohistoria.com.br/

Imagens: Acervo pessoal do artista / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *