
Fundado em 14 de março de 1869, pelo Regulamento nº 18 da Província do Amazonas, o atual Colégio Amazonense Dom Pedro II – CADP II, tradicionalmente conhecido como Colégio Estadual, completou 156 anos de existência.
Sendo a primeira escola de ensino médio do Amazonas, “estadual”, como é conhecido em todo o estado, está situado em um quarteirão na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus, e, mantem-se em funcionamento até os dias atuais.
As celebrações da ocasião, teve como destaque uma palestra aos alunos finalistas, articulada pelo professor de história, Maurício Grillo, e a Associação dos Ex-Alunos (ASEA), tendo como preletor o economista e escritor, Osíris Silva, fundador da entidade.
Osíris, que foi secretário de fazenda do Amazonas na década de 1990, é autor do livro Gymnasianos, cuja primeira edição foi publicada pela editora Cultural da Amazônia, em 2012, como um livro de memórias coletivas que retrata a vivência dos alunos no colégio no contexto das décadas de 1950 e 1960, às efervescências estudantis e juvenis da época do antigo Gymnasio Amazonense ou Colégio Estadual.
Além da palestra, a celebração é composta por uma exposição de documentos raros, do início do século XX, preservados nos acervos da escola.
De acordo com o atual presidente da ASEA, Mário Lúcio Cóvas, a entidade já oficializou um processo administrativo junto ao Governo do Estado/Seduc, com abaixo assinado subscrito por mais de 1600 pessoas, pedido providências pela restauração da edificação histórica do colégio, que é tombado pelo Governo Estadual desde 1988, estado atualmente no aguardo de estudos e deliberação.
Imagem : Osíris Silva, autor de Gymnasianos, palestra sobre memórias.
Contatos : Mário Lúcio (ASEA) – Whatsapp: (92) 99190-1714
Enviado por Mário Lúcio Cóvas