Conversa com Thomaz

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Para onde vai o Brasil dividido de Bolsonaro…!

Por Thomaz Antonio Barbosa

Bolsonaro agiu rápido e antes do pedido de demissão coletiva, exonerou os generais. Antagônicos à politização dos quartéis, os três alegaram sair do governo por não aceitarem contrariar a Consiução Federal.

O que não se pode negar é que a crise entre os militares causou uma celeuma absurda no governo, o tudo ou nada de Jair Bolsonaro dividiu as forças armadas, assustou o mercado e a população.

A obsessão do presidente por intervir nos estados, para ele a salvação do seu governo decadente, tem causado desconfiança nos empresários, fazendo aumentar o risco político e, inversamente, as expectativas de melhorias no panorama nacional diminuem aceleradamente.

Contrariando a escrita, quando há competição eleitoral o pais tende a melhorar, pois o governo cria políticas para agradar o povo, ao contrário, Bolsonaro age em função do poder pelo poder, bensuntado pelos seus devaneios, alimentado por um ciúme desenfreado da onda “Lula livre”.

A pergunta recorrente é “onde Bolsonaro quer chegar?”, resta saber se o mandatário em chefe terá apoio dos militares que substituiram os demissionários.

O que se pode afirmar é que ninguém sabe a cor do gato de Alice, tão pouco onde a estrada vai dar. Exatamente quando o pais mais precisa de democracia cresce o autoritarismo do presidente.

E agora?

Até ontem os militares tinham definido uma linha a não ser ultrapassada, mas um homem encurralado atira para todos os lados, tomara que o último disparo seja no pé da equipe política e não na própria cabeça do franco atirador.

Imagem: Adobe Stock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *