Conversa com Thomaz

domingo, 14 de abril de 2024

Quem será o escolhido de Bolsonaro para a prefeitura de Manaus?

(Imagem: Montagem / Divulgação)

Por Thomaz Antonio Barbosa

Ainda não acabou a pandemia do coronavírus e já começa a das eleições para escolha de prefeitos e vereadores em todos os municípios do país. O pleito que vai decidir o destino das capitais, das cidades, vilas, povoados e sesmarias deverá acontecer em clima acalantado pela eleição presidencial de 2018, que ainda não acabou, impulsionando a que virá em 2022.

Para o Palácio do Planalto eleger o prefeito, com uma boa base parlamentar, poderá ser o caminho mais rápido para decidir o tudo ou nada no comando de um país polarizado, com forças insatisfeitas, militantes ensandecidos e cidadãos confusos em meio a balburdia.

As disputas internas nos grupos já se adiantam. Vencer o futuro aliado no período prévio é o primeiro obstáculo de uma campanha eleitoral. O nome dito e posto para defender a caserna de Jair Bolsonaro, o capitão em chefe, em território baré, no pleito que se avizinha poderá ser um dos três a seguir:

Romero Reis

Romero Reis tem graduação de Oficial do Exército Brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Foi o primeiro aluno do Instituto Militar de Engenharia (IME), pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas . Escolheu a capital do Amazonas para trabalhar onde construiu vida e carreira. Segundo ele “sou apaixonado por Manaus e tenho planos para inseri-la entre as melhores cidades brasileiras para viver e trabalhar”. Hoje é empresário do ramo da construção civil.

Coronel Menezes

Alfredo Menezes é amazonense, coronel reformado do Exército e ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Quando militar esteve em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA), trabalhando também no Comando Militar da Amazônia. Foi articulador da campanha do presidente Jair Bolsonaro em Manaus.

Capitão Alberto Neto

Alberto Neto é capitão da Policia Militar do Amazonas, bacharel em Segurança Pública, com Pós Graduação em Gestão Pública, UEA; Bacharel em Direito, Pós Graduado em Ciências Jurídicas, UNICID, SP. Exerceu o cargo de Subcomandante do Batalhão da Força Tática e de Subdiretor de Comunicação Social, PM-Am. Atualmente é Deputado Federal pelo Amazonas.

O que eles têm em comum? Além de oriundos da carreira militar e bem formados, eles gozam da amizade do presidente. Porém, o diferencial para a escolha do nome a concorrer a prefeitura de Manaus com o apoio de Jair Bolsonaro deverá ficar por conta da articulação política, do trânsito em Brasília e, sobretudo do potencial eleitoral de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *