Conversa com Thomaz

Lula, Sinésio e a integração da América do Sul

*Por Lúcio Carril

A mídia patronal do Brasil é implacavelmente antinacional e cumpre um papel de fantoche dos EUA.

Foi vergonhosa a cobertura que fez da reunião de presidentes dos países da América do Sul chamada por Lula, no último dia 30 de maio. Seus  holofotes se viraram apenas para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebido pelo anfitrião do encontro com todo respeito e formalidade.

Aqui no Amazonas, o presidente do PT e deputado estadual Sinésio Campos foi provocado a responder sobre a aproximação do Brasil com a Venezuela.

Num programa de rádio, Sinésio defendeu a integração dos países da América do Sul, sem exclusão política ou ideológica. Disse que não concorda com a forma de Maduro governar seu país, mas que isso é um problema  do povo venezuelano.

Lembrou que foi a Venezuela que socorreu o Amazonas na crise do oxigênio durante a pandemia da Covid, mesmo estando o país passando por dificuldade econômica, provocada pelo bloqueio que sofre há anos dos Estados Unidos.

Sinésio teve também que fazer o debate no plenário da assembleia legislativa, diante do preconceito ignominioso dos seus pares com o país de Simón Bolívar.

No exercício do seu sétimo mandato de deputado estadual, o líder petista tem que lidar com um parlamento composto majoritariamente por políticos de direita e outros tantos despreparados, sem sequer saber o que se passa no Brasil e no mundo. Sendo o único petista naquela casa, o baixinho tem um traquejo político grandioso, se mantendo altivo na defesa do governo Lula.

O debate que envolve a Venezuela sempre é conduzido de forma preconceituosa, xenófoba  e desrespeitosa com los hermanos do país vizinho. A mídia brasileira estimula essa conduta, com o seu Complexo de Vira-lata diante dos Estado Unidos.

Aqui no Brasil, Bolsonaro e sua quadrilha colocaram na fome mais de uma Venezuela inteira. São 33 milhões passando fome (a Venezuela tem 28 milhões de habitantes), mas não tardou pra essa canalha espalhar que o povo do país irmão está comendo ratos e cachorros. Fake news é a prática dessa corja.

Lula está certo em governar para integrar o Brasil aos países do nosso continente e fortalecer nossos laços econômicos e culturais.

*Lúcio Carril é Sociólogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *