

A segunda-feira, 05, poderia ser um dia comum se não fosse o aniversário de duzentos e dez anos de Independência da Venezuela. Em uma comemoração singela, se reuniram algumas crianças, com seus pais, para celebrar a data em praça pública.
Transcorria tudo com muita tranquilidade quando, de repente, no Largo de São Sebastião, em Manaus, surge Luis Rafael Gonzalez, de Maturin, músico, cantor e líder do grupo Samistas e Profetas, com um cuatro venezuelano embaixo do braço, e a felicidade de quem tem o dom de encantar.
Já não era mais uma simples solenidade. E ele cantou: “Gloria al bravo pueblo, Que el yugo lanzó, La ley respetando, La virtud y honor“. A praça também já não era mais a mesma, tão pouco aquele seria um dia comum.

Perguntado sobre a importância daquele em sua vida ele prontamente respondeu:
“A importancia do 5 de Julio na história da Venezuela é muito grande. Foi o dia em que se concretizou o sonho de república dos independentistas Venezuelanos. Depois de grandes guerras, e muitas tentativas falidas se assinava o acta da declaração da independência definitiva da Venezuela da coroa espanhola. Este dia para nós Venezuelanos e sua comemoração é banhada de sentimentos encontrados! Pois mesmo livres do império espanhol nossa nação ainda sofre em mãos de outros opressores. Infelizmente, ainda estamos muito longe de ser uma nação verdadeiramente livre e soberana!”
E quando lhe falo sobre o que significa, como migrante, passar essa data em Manaus, a resposta é de quem tem a prudência da sabedoria:
“Para nós Venezuelanos em Manaus é uma verdadeira paz e tranquilidade sermos acolhidos por esta maravilhosa cidade. O Manauara tem aberto seus braços sempre, não só para os Venezuelanos, também colombianos, e muitos brasileiros mesmos de outras cidades que encontram em Manaus um lugar propício para a realização dos seus sonhos! Manaus nós dá essa oportunidade de viver essa liberdade de conquistar territórios e fazer nossos sonhos realidade e ainda estando perto bem perto da nossa terra! Obrigado Brasil! Obrigado Manaus!

“Para a nossa esperança sabemos que existe um Deus no céu que livra a causa dos oprimidos e sabemos que a Venezuela está por viver ainda muitos milagres de libertação. Para ninguém é um segredo toda a diáspora dos Venezuelanos pelo mundo! Mais de 5 milhoes de Venezuelanos estão espalhados por diferentes cidades do mundo“.
Luis Rafael Gonzalez
Luis Rafael Gonzalez também é pastor evangélico, casado com a senhora Yuandris Gordones de Gonzalez. Saludo a la Venezuela!!!
Imagens: conversacomthomaz.com
Vídeo:
Excelente comentário, a contribuição da Venezuela para o mundo será notável, gente boa e simples trabalhando nas nações
Obg
Muito Obrigada pela Venezuela!
Somos irmãos