Conversa com Thomaz

sábado, 4 de maio de 2024

Dia Mundial do Refugiado e do Advogado Trabalhista, dois grandes desafios

Manaus é uma cidade cosmopolita de origem, além de indígenas, sua população é formada, principalmente, por nordestinos que começaram a chegar na época da borracha; por paraenses, vindos na auge da Zona Franca; Árabes, sírios, libaneses e agora, sobretudo,  haitianos e venezuelanos.

Em meio a todos esses fluxos, internos e externos, surge uma cidade voltada para o futuro. E no dia de hoje, 20/06, onde se comemora, igualmente, o dia mundial do refugiado e também do advogado trabalhista, conversamos com Mary Jane Faraco de Andrade, uma mulher que habita bem esses dois hemisférios.

(Dra. Mary Faraco de Andrade, audiência no TRT-11)

Sim, Mary Faraco de Andrade é advogada trabalhista, que nos últimos anos tem se dedicado também a defender os direitos dos migrantes em Manaus, uma tarefa que desenvolve com muita maestria e ternura, com a alma de quem sempre está disposta a defender os que mais precisam, oferecendo a função social da sua profissão em benefício dos mais necessitados.

Para mim é  uma honra e uma alegria fazer parte destes dois universos. Advocacia trabalhista voltada para o atendimento dos trabalhadores refugiados na cidade de Manaus, especialmente venezuelanos  e haitianos a quem dedico grande parte de meu trabalho com uma advocacia humanizada onde todos são tratados não apenas como clientes, mas como seres humanos  dignos de respeito e acolhimento“.

(Com a Irmã Dinair Xavier, o migrante Antonio Celeuco)

Em seu labor, Dra. Mary Faraco tem feito história. Ela entrou para os anais da justiça do Amazonas  e Roraima, por participar da primeira audiência híbrida do TRT-11,  a época da pandemia do Covid-19, defendendo o migrante Antonio Celeuco Barinas que ficou paraplégico em um acidente de trabalho.

Durante essa jornada, foram muitas ações ajuizadas, vidas foram salvas, famílias foram juntadas, alimentos foram colocados na mesa, filhos de trabalhadores falecidos receberam seus créditos,  trabalhadores acidentados foram indenizados, familiares em outro  pais foram beneficiados com resultado de nosso trabalho, audiências  telepresenciais realizadas com trabalhadores em outros estados do país”.

“Aos refugiados do mundo que possam ter dignidade e acolhimento em qualquer lugar , que possamos dirigir um olhar mais humano e respeitoso.”

Mary Faraco de Andrade

Mary Faraco de Andrade é representante do Movimento  da Advocacia Trabalhista Independente – MATI no estado do Amazonas,  com firme atuação política, é progressista, com uma enorme identidade com as lutas de classe e sociais.

Como advogada trabalhista faço muito mais do que ajuizar ações na justiça  do trabalho, levo humanidade e dignidade a centenas de seres humanos desvalidos, carentes, doentes, desalentados que têm no nosso trabalho como a última esperança para ver ser direitos assegurados. Durante a pandemia não deixamos de trabalhar, enfrentamos os riscos, nos adaptamos às novas tecnologias e cumprimos nosso mister”.

(Dra. Mary Faraco de Andrade em seu escritório)

Por fim, Dra Mary Andrade resume o seu ofício de advogada trabalhista, calçada em sua enorme experiência no Amazonas, Roraima e Pará, também a árdua missão de se dedicar a uma área de difícil atuação, a defesa dos migrantes, residentes e refugiados,  em nosso estado.

Ser advogada trabalhista é  uma das mais nobres missões que o direito nos proporciona, é  fazer justiça social para aquele que  fica na parte mais frágil na relação capital X trabalho. Parabéns para todos os colegas advogados trabalhistas pelo seu dia. Aos refugiados do mundo que possam ter dignidade e acolhimento em qualquer lugar , que possamos dirigir um olhar mais humano e respeitoso”.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *