Conversa com Thomaz

sábado, 13 de abril de 2024

Dentista devolve sorriso a jovem que teve o rosto dilacerado por mordida de um cão

No dia 9 de junho de 2020, o adolescente Thiago Costa, 14, teve os lábios superiores e inferiores lacerados pela mordida de um cão. O fato aconteceu no Bairro de Educandos, zona sul de Manaus. O animal era da família da vítima e agiu por instinto.

Após o ocorrido Thiago Costa foi levado às pressas para o Serviço de Pronto Atendimento da Colônia Oliveira Machado, porém devido a unidade de saúde estava voltada exclusivamente para pacientes de Covid19, ele não foi atendido.

Transferido para o Hospital da Criança da Zona Leste, o Joãozinho, finalmente o rapaz recebeu o primeiro atendimento Foram 38 pontos de sutura e horas de tensão e espera. A cirurgia para reposicionar parcialmente os tecidos da boca durou quatro horas.

Segundo Thiago “foi horrível, eu fiquei com muito medo. Achei que ia morrer”, lembra ele.

Então a família lançou mão das redes sociais para pedir ajuda: “publiquei num grupo de amigos de infância no Whatsapp; fiz um post no Facebook, que teve mais de 40 mil compartilhamentos; realizamos uma feijoada e até uma live na igreja. Aí começaram a chegar doações até de pessoas que eu nem conhecia”, contou Michael, o pai de Thiago.

A família foi indicada a ao cirurgião dentista Mike Ezequias, que por mais 7 anos atende no bairro do Coroado famílias carentes. Após uma nova cirurgia para melhor reposicionar os tecidos da face, começou imediatamente diversas etapas simultâneas de tratamento.

O caso não era simples, conforme explicou Dr. Mike Ezequias, o cirurgião dentista do caso: ”O cuidado era com a profundidade, e se tinha acertado algum nervo sensitivo ou motor, já que ele poderia ficar com problemas de fala, com dificuldade de movimentar a boca ou com parestesia (dormência permanente)”, disse ele.

Thiago ainda precisa de cuidados, mas o trabalho inicial de recuperação daquilo que o acidente com o cão lhe levou está sendo um sucesso e já pode ser percebido com uma enorme diferença na face do rapaz, mediante uma tendência que cresce a cada dia que é a odontologia assumindo a tarefa da cirurgia plástica.

Colaboração: Felipe Wanderley

Foto: Paulo Moura

Produção: Shirley Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *