

Nessa segunda-feira, 20, às 20h, no Teatro Nelson Falcão, ocorrerá a celebração do centenário de nascimento do maestro Dirson Costa e a estreia do Coral com seu nome, sob a regência do Mto. Everaldo Barbosa. O evento será somente para convidados e terá transmissão direta pelo Canal YouTube. O teatro Nelson Falcão está situado na Rua Salvador, 455, Adrianópolis.
A homenagem a Dirson Costa foi uma ideia do maestro Everaldo Barbosa, que foi um de seus mais proeminentes alunos e que iniciou na profissão de cantor lírico sob a regência do maestro Dirson, em 1989, quando ingressou através de audição no Coral do Teatro Amazonas. Segundo o maestro Everaldo Barbosa, autor da ideia, a homenagem é um tributo em respeito à memória de um dos maiores nomes na formação de músicos e corpos artísticos, um exímio compositor de bandas, orquestra e Canto Coral no Estado do Amazonas e Roraima.
A formação do Coral Maestro Dirson Costa, principal homenagem ao centenário de nascimento do maestro, foi uma iniciativa individual do Mto. Everaldo Barbosa. Ele levou a proposta para a presidente do Instituto Dirson Costa, Dra. Aidalina Nascimento, que abraçou a ideia e deu todo o apoio institucional necessário. Para compor o Coral, o Mto. Everaldo convidou todos os coralistas que cantaram, trabalharam ou estudaram com maestro Dirson, desde 1979.

Estes ex-alunos e ex-alunas decidiram unir suas vozes para celebrar não apenas a história musical, mas também a inspiração duradoura que o maestro proporcionou e proporciona até os dias de hoje. O Coral Dirson Costa teve a sua pedra fundamental fincada no dia 8 de julho de 2023. O Coral é composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos, num total de 34 integrantes.
O Concerto de estreia do Coral, que abre as Comemorações do Centenário de Nascimento do Maestro, teve o repertorio escolhido de forma ampla e participativa por todos os membros coralistas.

As músicas que o compõe já foram cantadas por quase todos e todas integrantes sob a regência do Mto. Dirson em vida. São composições autorais e arranjos feitos pelo maestro Dirson Costa sobre músicas de outros compositores da música popular brasileira.
O repertório
O repertório e a ordem de apresentação do evento será a seguinte:
Abertura do Oratório “O Cristo” – (Dirson costa); Kyrie (da missa de São Félix) – (Dirson costa); Vozes – (Luiz Bacellar – Dirson Costa); Cirandas brasileiras (Folclore brasileiro – Arr.: Dirson Costa); Caymmi, o Mar e a Bahia (Dorival Caymmi – Arr.: Dirson Costa); Manaus Saudade (Letra: Alfredo Fernandes – Música: Dirson Costa); Sampa (Caetano Veloso – Arr.: Dirson Costa); Vermelho (Chico da Silva – Arr.: Dirson Costa) ;Terra Seca (Ary Barroso – Arr.: Dirson Costa); Aruana (Índios do Brasil – Musica: Dirson Costa); Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso – Arr.: Dirson Costa); Roda Viva (Chico Buarque de Holanda – Arr.: Dirson Costa)
Integrantes do Coral
A Regência e a preparação Vocal fica por conta do maestro Everaldo Barbosa;
SOPRANOS: Cristina Rocha, Iraildes Caldas, Kelly Gadelha, Lídia Monteiro, Maria Lúcia Benchaya Nunes, Neiva Carvalho, Patrícia Almeida, Selma Maria de Souza Lopes, Silvana Fernandes, Solange Bandeira;
CONTRALTOS: Doraci Pereira de Souza, Eliana Chaves, Hinata Garcia, Ivana de Jesus Ferreira, Maria da Conceição Loureiro Campelo, Maria de Castro Lima, Thelma Maria Lopes Linhares, Zilda Castro, Zobélia Maria de Souza Lopes;
TENORES: Eduardo dos Santos Barbosa, Gabriel Dantas, Gabriel Santa Rita , Hudson de Oliveira Maia, José Francisco Aparecido Braga, Miquéias William, Willes Cardoso;
BAIXOS: Camarron, Danilo Carvalho Barbosa, Davy Carvalho Barbosa, Diogo Carvalho Barbosa, Elson Mendes, Josenor Rocha, Moisés Barros, William dos Santos Esteves; PIANISTAS: Celly Mendes e Adalberto Holanda;
PERCUSSÃO: Camarron
O teatro Nelson Falcão está situado na Rua Salvador, 455, Adrianópolis.
Imagens: Divulgação
Galeria:
