Em Audiência Pública, ciclistas cobram soluções da Prefeitura para uso de bicicleta em Manaus

(Vereador Rodrigo Guedes e ob prefeito David Almeida reunidos com representantes dos ciclistas de Manaus)

Foi realizada nesta quinta-feira, 11/11, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Audiência Pública para discutir sobre a mobilidade urbana de Manaus para incentivar o uso da bicicleta com segurança, além de garantir os direitos dos ciclistas.

De autoria do vereador Rodrigo Guedes (PSC), a audiência pública foi uma ocasião para que a sociedade civil e os ciclistas pudessem expor suas reivindicações diretamente aos órgãos de esporte, trânsito e mobilidade urbana municipais e estaduais.

Realizamos a primeira audiência pública da Frente, com a participação de movimentos organizados de ciclismo e de órgãos públicos estaduais e municipais. Foi uma reunião muito produtiva, onde nós oportunizamos que os movimentos, acima de tudo, das pessoas que militam na luta, pudessem fazer suas propostas, suas reivindicações, suas sugestões, ao poder público municipal”, afirmou.

Estiveram presentes na ocasião o vice-presidente de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Ferreira Leda; a representante do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Heloísa Serrão; o representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), José Augusto Carvalho Sena; o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá Barbosa e o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, David Fernandes.

Além deles, também estiveram presentes o representante da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Adson Garcia; o representante do Pedala Manaus, Paulo Aguiar; a representante do Piracema, Liviane Azevedo; e o representante dos Bunitões e Bunitonas, Josenildo Ferreira.

Presidência da Frente

Guedes foi designado presidente da Frente Parlamentar da Bicicleta e da Proteção e Defesa dos Direitos e Interesses dos Ciclistas, proposta pelo próprio parlamentar. O vereador Antônio Peixoto (PTC) passou a integrar a Frente como vice-presidente e os parlamentares William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB) como membros.

Entre as competências desta Frente Parlamentar, estão propor a adoção de medidas e canais que facilitem a publicização, os direitos e elaboração, de forma imediata, de um estudo de implementação e ampliação da malha cicloviária em Manaus, trazendo, principalmente, segurança e preservação à vida dos ciclistas.

“É uma grande honra assumir a presidência da Frente para que possamos fazer com que a Câmara Municipal esteja à frente do debate para que possamos implementar a bicicleta como alternativa de mobilidade urbana sustentável em Manaus. Tenho uma história de luta pela bicicleta, prático e tenho participado de muitas discussões e agora queremos transformar isso em realidade”, disse o vereador.

Texto: Déborah Arruda – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Assessoria de Comunicação do vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *