Por: Thomaz Antonio Barbosa
Amigo leitor, se você tem mais de 32 anos se sinta orgulhoso, pois é um dos que viu o país renascer. Sim, o Brasil não é tão velho como se imagina. Faça mais um esforço, se possível, caso ainda não tenha entendido do que se trata!
Onde você estava no dia 5 de outubro de 1988, na promulgação da nossa Constituição Federal? O País, eu sei, estava no período da redemocratização, após os anos do Regime Militar.
Surgia um país novo, portanto, se você tem mais de 32 anos, embora que inconsciente, você viu de fato o Brasil renascer. Com a nova Lei estava completa a transição democrática.
A redemocratização do país havia iniciado em 1979, com a Lei da Anistia, abonadora dos crimes cometidos, a partir de 1964 até aquela data, sendo os de viés revolucionário, por parte da oposição ao regime, como os cometidos pelos próprios militares.
O perdão era sagrado para o retorno da ordem nacional. O presidente era João Figueiredo, general de cavalaria do Exército. Então, foi instalada em 1º de fevereiro de 1987 a Assembleia Nacional Constituinte que confeccionaria e aprovaria o texto da Carta Constitucional.
O país fervia, as manifestações corriam soltas “nas escolas, nas ruas, campos, construções¹”. Em 1985 José Sarney havia se tornado o primeiro presidente civil, após o Regime Militar, eleito indiretamente, como vice de Tancredo Neves, que faleceu antes da posse.
Enfim, tudo pronto para o grande dia. Os congressistas se debruçaram sobre o texto e com a relatoria de Bernardo Cabral, deputado federal eleito pelo Amazonas, sob a regência de Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, em 05 de outubro de 1988, a lei maior nasceu.
Viva a democracia!
¹Geraldo Vandré, para não dizer que não falei das flores.