Conversa com Thomaz

Brigadistas do Ibama têm papel fundamental no combate às queimadas no Amazonas

No dia 06 de outubro de 2023, os  brigadistas do Ibama debelaram de forma definitiva um incêndio florestal de grandes proporções no município de Iranduba que ameaçava comunidades como a Vila Janauary e a Tribo Tukana,  onde as colunas de fumaça eram vistas da cidade de Manaus.

Como forma de conscientizar a população para o problema, o Instituto iniciou trabalho de educação ambiental com a Campanha Nacional “Amazônia sem Incêndios” por meio da distribuição de panfletos e cartazes em escolas e órgãos públicos da cidade de Iranduba.

Na próxima semana chegam à Manaus 05 especialistas em Emergências Ambientais para auxiliar as instituições de estado e municípios na gestão de riscos de acidentes envolvendo substâncias perigosas como combustíveis e substâncias tóxicas; 04 especialistas em Biodiversidade para auxiliar na captura e tratamento de mamíferos aquáticos que tenham sofrido com as altas temperaturas.

Incêndios florestais Amazonas

Para combater os incêndios florestais o IBAMA atua com 03 brigadas de incêndio florestal, sendo Apuí, com 29 brigadistas; Humaitá, 15 brigadistas; TI Tenharim  Marmelos, 39 brigadistas. O trabalho ainda com o reforço de mais 23 brigadistas e especialistas em incêndios florestais para atuar na região de Manaus; 28 brigadistas atuando na TI Andirá Marau (divisa com PA); mais 04 brigadas do ICMBio, totalizando 191 brigadistas do Ibama e ICMBio atuando no Amazonas.

Fonte: IBAMA-AM.

Imagens cedidas pelo órgão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *