

No dia 06 de outubro de 2023, os brigadistas do Ibama debelaram de forma definitiva um incêndio florestal de grandes proporções no município de Iranduba que ameaçava comunidades como a Vila Janauary e a Tribo Tukana, onde as colunas de fumaça eram vistas da cidade de Manaus.
Como forma de conscientizar a população para o problema, o Instituto iniciou trabalho de educação ambiental com a Campanha Nacional “Amazônia sem Incêndios” por meio da distribuição de panfletos e cartazes em escolas e órgãos públicos da cidade de Iranduba.

Na próxima semana chegam à Manaus 05 especialistas em Emergências Ambientais para auxiliar as instituições de estado e municípios na gestão de riscos de acidentes envolvendo substâncias perigosas como combustíveis e substâncias tóxicas; 04 especialistas em Biodiversidade para auxiliar na captura e tratamento de mamíferos aquáticos que tenham sofrido com as altas temperaturas.
Incêndios florestais Amazonas
Para combater os incêndios florestais o IBAMA atua com 03 brigadas de incêndio florestal, sendo Apuí, com 29 brigadistas; Humaitá, 15 brigadistas; TI Tenharim Marmelos, 39 brigadistas. O trabalho ainda com o reforço de mais 23 brigadistas e especialistas em incêndios florestais para atuar na região de Manaus; 28 brigadistas atuando na TI Andirá Marau (divisa com PA); mais 04 brigadas do ICMBio, totalizando 191 brigadistas do Ibama e ICMBio atuando no Amazonas.
Fonte: IBAMA-AM.
Imagens cedidas pelo órgão