Conversa com Thomaz

domingo, 5 de maio de 2024

IBAMA Amazonas coordena a soltura de 5 mil quelônios

Desde 2011 o PQA no Amazonas é monitorado pelo Ibama, e neste mês de fevereiro, servidores do Instituto juntamente com o Projeto Pé-de-pincha acompanharam a soltura de mais de 5.000 quelônios em 4 comunidades situadas às margens da BR 319, mais precisamente nas regiões do Rios Igapó-Açu, Mamori e Tupana.

A soltura dos quelonios é um evento importante para as comunidades, simboliza o sucesso da integração dos comunitários para fazer acontecer a perpetuação da espécie daquela região. 

O processo exige comprometimento, cuidado, amor e dedicação, pois atividades são divididas entre os comunitários voluntários: coleta dos ovos, transferência dos ninhos para próximo dos responsáveis pelo monitoramento, eclosão e soltura dos filhotes, dessa forma, a união na comunidade é imprescindível.

Entre desafios e perseverança, o Rio Tupana celebrou a 1ª soltura de quelônios esta semana. A felicidade é coletiva e é contagiante ver a vontade de superação dos moradores locais.

“O Pé-de-pincha completa 25 anos em 2024, e seu trabalho contribui para a conscientização da importância da biodiversidade e do respeito ao meio ambiente, sendo um dos maiores programas de voluntariado e conservação de quelônios do mundo, relata o
Professor Paulo Andrade, pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, responsável pelo projeto.

Enviado pela a Assessoria

Imagens: IBAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *