Empresários discutem em Manaus nova rota logística do pacífico

Por Jadir Augusto*

Empresários do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso, juntamente com lideranças políticas desses estados, além de representações do Peru e da Bolívia, farão um encontro em Manaus, no início de 2022, para discutir a implementação efetiva de nova rota logística e comercial do Pacífico na região norte.

O evento tem como organizadores os consultores empresariais Vital Melo (Amazonia Verde) e Massami Miki (PIM), além de Jorge Romano Najar (Diretor da Amazon – Peru), Jorge Isaías Chávez  (BWT Conettion – Bolívia) e Dário de Souza Lopes (Grupo BDX de Rondônia), que é um dos mais entusiastas desse projeto.

Atualmente, a rota que alimenta a região ocidental da Amazônia com insumos e produtos, principalmente oriundos da China, tem grandes entraves, como a distância marítima (4.973 milhas marítimas) e terrestre; altos custos alfandegários e burocráticos, pois tem o Porto de Santos como principal porto de descarga.

As cargas, para chegarem a Manaus e Porto Velho, principais praças da Amazônia Ocidental, têm um custo logístico altíssimo, o que afeta diretamente no preço final do produto, diminuindo a competitividade industrial e encarecendo as mercadorias que chegam ao consumidor final.

Essa nova rota tem o Porto de Paita (Peru) como o principal porto de descarga, e Yuirmaguas e Iquitos (também no Peru) e de Tabatinga (Brasil), como portos intermediários, até a chegada a Manaus. Com isso, se quebra pela metade a distância que hoje se percorre, diminuindo enormemente os custos com logística.

Outro benefício da implantação efetiva dessa rota é o estreitamento comercial entre os estados da região norte com o Peru e a Bolívia, que possibilitará a venda dos nossos produtos e a compra de fertilizantes, sal mineral, ração animal, ração para peixes, cloreto de potássio, ureia, cimento, combustíveis entre outros“, destaca Vital Melo.

Hoje, 09, e amanhã, 10,  ocorrerão reuniões preliminares na CIEAM, para mobilizar o empresariado daqui e também visando as definições de data, local, formato, e a programação desse encontro, que almeja agregar mais lideranças empresarias e políticas, que fortaleçam essa importante iniciativa comercial e econômica para a nossa região.

* Jadir Augusto (51) é administrador, pós graduação em Adm. Hospitalar, articulista e líder comunitário.

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *